sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Padrão de beleza. Quem começou com isso?


 Na antiguidade clássica, entre os gregos, talvez tenha sido presenciado a primeira tentativa de padronização e idealização da forma humana.  A beleza humana era tema de reflexão de filósofos como Pitágoras, para quem o modelo de beleza ideal deveria seguir um padrão matemático, um corpo perfeitamente simétrico e proporcional, assim como nas "justas regras artesanais" preconizadas por Platão.  Assim, as belas esculturas produzidas pelos artistas helenos tinham como meta a perseguição da beleza idealizada, em nada relacionada com as imperfeições dos corpos do mundo real.

Durante a Idade Média, a nudez tão presente nas representações da antiguidade desapareceu sob as mais duras interpretações religiosas. Sob ótica cristã medieval, o corpo (sobretudo o feminino) estava intimamente ligado às concepções em torno do que seriam as virtudes morais adequadas. Nesse sentido, o próprio conceito de beleza estava atrelado ao plano espiritual, representando a criação divina, portanto sem qualquer autonomia. As imperfeições naturais do corpo eram relacionadas às imperfeições da alma, ligadas ao que seriam os pecados cometidos.

Já no Renascimento, as representações em torno do corpo, especialmente o feminino, têm sua liberdade devolvida. Nesse período também ocorreu um retorno à perseguição às medidas perfeitas do corpo, representada em obras como o Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. No caso da obra,(...)Da Vinci, seguindo os passos de seu mestre Marcos Vitrúvio, estudou profundamente a anatomia humana, aplicando as medidas e proporções consideradas ideais em suas obras.  No entanto, ao contrário da rigidez existente na antiguidade clássica, os artistas renascentistas somaram às fórmulas e proporções idealizados a própria realidade ao retratarem os corpos, principalmente os femininos.

No século 19, o romantismo proporcionou a construção de um novo padrão estético do corpo humano no mundo das artes, primando pela harmonia e "naturalidade".  As mulheres poderiam ser retratadas com cores pálidas, longos e irrequieto cabelos, e mesmo curvas bem aparentes.  Nesse período, bem ao contrário de hoje, as mulheres "volumosas" eram consideradas saudáveis, principalmente em relação ao seu futuro reprodutivo. 

 ... foi também no século 19 que começaram a se disseminar manuais de medicina que indicavam a necessidade da realização de exercícios físicos como forma de se alcançar um corpo considerado ideal, tendo aí o início da relação entre saúde e elegância.  Já no século seguinte, o corpo volumoso deixou de ser sinônimo de saúde e de boa aparência.  A magreza começava a ser um ideal e, para muitos, verdadeira obsessão, refletida nos filmes que passavam a inundar o mundo a partir de Hollywood. 


Como podemos observar, os padrões de beleza sempre foram impostos de uma certa forma por alguma coisa ou alguém.  Para mim, o mais importante acima de tudo, é a busca do equilíbrio para alcançarmos a nossa felicidade e nosso corpo ideal!!   Amar aquela pessoa que ao acordar vemos no espelho é tudo de bom!!!  E quando nos amamos nos cuidamos mais, escolhemos melhor o que comemos, o que bebemos, o que vestimos (fundamental vestir-se bem) e principalmente as pessoas com que andamos.   Amando a sua imagem no espelho, você passa a querer cuidar dela, cuidar mais da sua saúde, e do movimento do seu corpo.  Quando passamos a nos amar mais, nos respeitamos mais, estabelecemos regras de qualidade para a nossa vida.  

Pense nisso!!
Se ame!!!
Mil bjs
da amiga,
TT.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/padroes-beleza-ao-longo-tempo-687522.shtml?utm_source=redesabril_fvc&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_novaescola&

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Programa falando do nosso Blog!



MESMO COM TODA A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E A OPINIÃO CADA VEZ MAIS DISSEMINADA DE QUE SER BONITO É SER MAGRO, O PARLAMENTO COM DEUS VAI MOSTRAR QUE TEM MUITA MULHER FELIZ E SATISFEITA COM O CORPO FORA DESSES PADRÕES DE BELEZA.   PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO ESTARÃO  PRESENTES  A ESCRITORA TEREZA TELLES, A PSICÓLOGA ENI PENICHE E A DEPUTADA GRAÇA PEREIRA.
O PROGRAMA VAI AO AR NO DOMINGO, DIA 02/ DEZEMBRO , NO CANAL 12 DA NET - TV ALERJ, E ESTARÁ SENDO REPRISADO NO DIA 03 DE DEZEMBRO, ÀS  21 HS.  


Em breve!

Sorteios de Natal para os meus seguidores!!!!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Conforto para os pés

-Ai meus pés!!!!
Quem já não chegou em casa repetindo essa frase mil vezes?
Durante muito tempo, eu passei por situações insuportáveis em relação ao meus pés.   Tudo que eu calçava me doía terrivelmente.   Compromissos sociais eram torturantes:  cinema com meu maridão (lindo e maravilhoso) se tornava um doloroso caminhar...  Isso sem falar em jantares, festas, casamentos, churrascos... AFF...  Socorro!!!  Tudo me doía demais!!!

Tive esporões de calcanho, o que me fazia mancar e sofrer cada vez que eu precisava andar grandes distâncias, até mesmo nos passeios e compras em shoppings.  Supermercados eram pesadelos para mim.   Eu já nem ousava experimentar novos calçados.  Aqueles que machucassem menos, eram eleitos para serem usados em todas as ocasioes.
Sou muito baixinha, calço 36/37, e o sobre-peso ajudava a não encontrar calçados confortáveis e bonitos.

A minha vida começou a se tornar mais fácil, quando eu comecei a caminhar com meu tênis mega confortável.   E comecei a descobrir que ele poderia me acompanhar em supermercados e shoppings.  Mas não poderia ir de tênis para qualquer lugar!!!   E logo conheci uns chinelos, que presos na parte de trás, me permitiam ir para onde eu quisesse.   Eu estava aliando prazer e conforto em caminhar e fazer tudo o que eu queria!!!  Pelo menos no que diz respeito a coisas simples do dia a dia...


Foi então que me deparei mais uma vez com os compromissos sociais.  E aí?  Vou continuar sofrendo? Não é possível que nada fique confortável nos meus pés!!!!
Comecei então pela busca dos calçados confortáveis, flex, conforts, e toda uma infinidade de nomes que vocês possam imaginar.
Sim eles são fantásticos!!!  Acreditem!!!  No início achei alguns com carinha de "senhora", e outros com gostos duvidosos.  Mas parecia que as marcas estavam me ouvindo reclamar, pois logo comecei a encontrar calçados lindos e confortáveis!!


Hoje já me dou ao luxo de experimentar uns e outros e a ousar comprar calçados super na moda e super  gostosos de usar!!!  Como todos sabem, eu amo um salto alto!!!  rsrsrs
Nada melhor do que elegância aliada a bem estar, porque o que mais importa na vida de gordinhas ou magrinhas, é estar de bem com a vida, sorrindo de verdade e aproveitando com prazer os momentos vividos ao lado das pessoas que amamos!!  Nossos pés agradecem as novas tecnologias confortáveis dos calçados!!!

Mil bjs!!

TT.