terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Você já sofreu bullying?


Acho que de uma forma ou de outra, todos nós já sofremos bullying.

Bullying é uma palavra inglesa, quer dizer "usar o poder ou a força para intimidar, excluir, implicar, humilhar, não dar atenção, fazer pouco caso e perseguir os outros".   O que diferencia uma antiga "zoada" do atual bullying é a intenção daquele que provoca ou critica uma pessoa: magoar repetidamente e por muito tempo o outro.   No bullying sempre existe uma clara diferença entre o mais forte e o mais fraco, que tem dificuldade de quebrar a relação desigual de poder.  E muitas vezes esse poder ñ está claro como pensamos.  

Infelizmente, existem vários tipos de bullying, e o que parece um simples preconceito, pode tomar vulto e acabar tendo sérias consequências psicológicas.  Há algum tempo atrás as pessoas encaravam determinadas falas como um preconceito racial, social ou religioso.  Mas a preocupaçao principal, é quando o preconceito começa a limitar a pessoa de ter uma vida normal.  Infelizmente, ser diferente, está a cada dia, aumentando o número de pessoas com sérios transtornos psico/sociais.   
A ditadura da balança, fez com que a sociedade criasse mais um grupo de "excluídos".  Os que estão fora do padrão de beleza estabelecido pela moda.



Muitas vezes,  o bullying começa com uma lee crítica.  As pessoas começam dizendo que estão tentando ajudar, ou abrir seus olhos; e quando percebemos,  estão automaticamente excluindo você de alguns passeios e/ou atividades.  Os apelidos sobre a obesidade de uma pessoa, machucam, marcam e podem ser cruéis, tanto quanto machucam as pessoas quando são referidas pela sua cor, religião ou condição social.  

Não existe a menor graça em ser conhecida como a tia gordinha, muito menos ser reconhecido como aquele garoto gordinho do time de futebol da escola.
Se já é difícil encarar um bullying com adultos imagine como se sentem as crianças e adolescentes obesos que estejam sendo vítimas desse tipo de agressão.  O mais difícil é encarar o fato de que a sociedade está "levando" jovens a procurar a Cirurgia Bariátrica para sentirem-se aceitos pela sociedade.  Uma cirurgia criada para ajudar pessoas com síndrome metabólica que são os problemas causados pela obesidade, como pressão arterial alta, diabetes, etc...
O respeito pelo ser humano passa sim em aceitar que somos diferentes uns dos outros por motivos variados.  E que não basta termos um comportamento adequado na sociedade.  Precisamos realmente assimilar o conceito de amor ao próximo e respeito pelas diferenças para que possamos transmitir aos nossos filhos, afilhados ou alunos.  Não podemos mais aceitar uma sociedade que se cala diante de uma problemática tao grande como o bullying, esteja ele onde estiver e seja ele feito com quem for.

Respeito: passe essa idéia adiante!!!!!!!!!!!!!

Mil bjs,
da amiga,
TT.

2 comentários:

Tai Alcantara disse...

Ola!!!!

Obrigada pela visita!!
Estou te seguindo tbm....
é o que eu digo...nos vendem a imagem que cada um tem direito de ser o que é, mas na prática a coisa é muito diferente...

bjssss

ROSE OLIVEIRA disse...

nossa amei o seu blog é mara,o post é muito bem pensado e um alerta bjs...

http://blogtopodendo.blogspot.com/