sábado, 14 de julho de 2012

Descentralizar é preciso!

 Quando será que começamos a nos tornar o centro dos nossos problemas? 

 Muitas vezes somos vítimas de nós mesmos, dos nossos sentimentos.  Somos vítimas das nossas carências e desafetos, principalmente quando conseguimos só enxergar o lado ruim das coisas.  Essa vitimização pode começar  quando nos sentimos culpadas de tudo o que nos acontece de ruim ou com as pessoas que amamos.  Já reparou que somos capazes de nos culpar por algo de muito ruim que já nos fizeram?  Por exemplo, se alguém te abandonou, você já foi capaz de buscar incansavelmente a razão pela qual a pessoa que fez aquilo com você?  Ou se ela fez influenciada por algo errado que você fez?  Isso é fazer de si o centro dos próprios problemas.

Nesse contexto, costumamos não só assumir os erros daqueles que nos magoam, como também alimentar um sentimento de culpa enorme de não ter corrigido a tempo os problemas antes que eles virassem o furacão que veio e destruiu tudo. 
O melhor que temos a fazer num momento como esse é descentralizar, em outras palavras, é não fazer de nós mesmos o centro de todo um universo, que julgamos estar sendo conspirado contra nós.


O pior é que percebo claramente o afunilamento desse sentimento.  É quando ouvimos críticas vindo de todos os lados, quando parece que estamos o tempo todo na mira de todos os que nos cercam.
Nesse momento começamos a achar que as pessoas estão certas, e que podemos melhorar sim.

Mas é preciso ficar bem claro, que ninguém é o dono da verdade absoluta de nada.  E para cada verdade existem no mínimo três verdades: a minha, a sua e a verdadeira.  E vejam bem, eu disse no mínimo!!!
Quando ouvimos acusações vindas de todos os lados, devemos pensar em primeiro lugar, de onde estão vindo as críticas e quais são os verdadeiros motivos delas.  Se vale a pena o julgamento feito ou se estamos apenas alimentando o EGO de alguém.

Mais uma vez, eu apelo para um grande amor para nos ajudar a descentralizar, O AMOR PRÓPRIO.  E que diante dele você possa fazer seus maiores e melhores julgamentos.


Fica a dica rica,
da amiga de sempre,

com mil bjs,
TT.


3 comentários:

Mayara Martins disse...

oi adorei seu blog vim retribuir a visitinha

Bella&MelArtFestaPresente disse...

PARABÉNS PELO TEXTO.
JÁ ESTOU SEGUINDO SEU BLOG A UM TEMPINHO.
GOSTARIA QUE SEGUISSE O MEU TAMBÉM E DEIXASSE UM COMENTÁRIO.
BellaeMelArtFestaPresente.blogspot.com
SolangeGmax

Unknown disse...

Obrigada Solange, amei sua visita e tb já sou sua seguidora!!! Sua sensibilidade é transparente qd conhecemos seu Blog!! Seu Blog é demais!!! Amei!!! Volte sempre!!!